sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Passarinhando em Paranapiacaba
( 12/07/2016)

  Ao chegar na estrada do Taquarussu, em Paranapiacaba, a primeira espécie a ser avistada foi o bico assovelado ( Hiphocaenus melanurus), que foi localizado através de seu canto. Espécie pequena, inquieta e sempre no meio da ramaria, muito difícil de se ver e mais difícil ainda de se fotografar.


  Ao percorrer a estrada, encontramos um casal de surucuá de barriga amarela ( Trogon ruffus), que costuma ficar em áreas sombreadas e menos expostas, diferentemente do seu parente surucuá variado que é encontrado em galhos expostos na borda da floresta e até mesmo em fios.

  No interior da mata, fizemos o primeiro registro fotográfico da choquinha cinzenta ( Myrmotherula unicolor) para a região, passarinho pequeno do sub-bosque seguindo bandos mistos, é mais abundante na baixada santista, mas eventualmente sobe para altitudes mais altas.

  A choquinha de garganta pintada ( Rhophias gularis) é muito abundante na região, vista sempre forrageando em locais sombreados onde haja algum curso de água, pequena e irriquieta, facilmente se detecta sua presença no local.


  O patinho ( Platirhynchus mystaceus) na foto superior e o tie de topete ( Lanio melanops), são espécies abundantes na região, e costumam seguir pessoas que fazem trilhas no local, provavelmente para capturar os insetos que são afugentados por elas durante seu percurso.

  Outra novidade que tivemos nessa saída foi o caneleiro verde ( Pachyramphus viridis), de coloração discreta, esta espécie costuma viver na copa das arvores, assim, se camuflando com a folhagem.


  E para finalizar a passarinhada, o limpa folha de testa baia ( Phyllidor ruffum), que como sempre, responde prontamente ao playback, vindo quase que imediatamente, esta espécie é razoavelmente comum na região, vive na copa das arvores, onde inspeciona a folhagem em busca de insetos e outros artrópodes.

2 comentários:

  1. Muito bom.
    Vamos continuar nesta luta e divulgar antes que desapareçam.
    Veja com está ficando o meu BLOG. Biochapada...

    ResponderExcluir