domingo, 15 de janeiro de 2017

Passarinhada no Parque do Pedroso

Passarinhada no Parque do Pedroso
( 26/08/2016)

  Localizado próximo da Vila Luzita, em Santo André, o Parque do Pedroso é uma importante área de mata atlântica, que possui diversas nascentes que por sua vez acabam na represa Billings, fornecendo água para a mesma. O local é muito bom para o birdwatching, sendo que lá podemos encontrar, além das espécies comuns encontradas nos parques, algumas espécies de mata atlântica também.


  A primeira ave a ser avistada foi a maitaca verde ( Pionus maximiliani), eram dois indivíduos, que estavam no topo de uma arvore seca, observando os arredores, esta espécie é bem comum no parque, geralmente avistada no inicio da manhã e final da tarde.


  Um pouco mais arredia que a maitaca, a pomba amargosa ( Patagioenas plumbea) também é uma espécie que gosta de pousar em poleiros altos e expostos, de onde observa os arredores e vocaliza insistentemente, para mostrar que aquele território já tem dono.


  No estrato médio da vegetação, o pula pula ( Basileuterus culicivorus), vasculhava as folhas, atrás de pequenos insetos para se alimentar.


  A choquinha lisa ( Dysithamnus mentalis ) vasculhava o mesmo estrato que o pula pula, porém, não se juntava a ele na caçada por insetos.



  Já o estrato superior, era dominado pelo bico chato de orelha preta ( Tollomyas sulphurencens), que vasculhava os ramos superiores das árvores, também em busca de pequenos insetos.


  Outra espécie encontrada neste dia foi o chupa dente ( Conopophaga lineata), pássaro de pequeno porte que hábito o chão das florestas, responde rapidamente a vocalização, onde pousa em algum local exposto para ver a fonte emissora do chamado, permitindo assim, observações mais detalhadas.


  E para finalizar, a fêmea do pica pau de cabeça amarela ( Celeus flavescens), que vasculhava uma arvore na beira da rua, em busca de insetos dentro dos galhos, sem ligar muito com o movimento de quem passava ali perto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário